São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rezando o terço com a madrinha

Cabelos rebeldes de novo.
E agora ela não é mais a caçula. A insegurança e o ciúme se refletem, logicamente, na irmã mais velha. E é uma de tomar brinquedo, de implicar, de chorar, de berrar...
Só sei que ela foi pra casa da vó, rezar o terço (compromisso mensal dos 17 filhos, dezenas de netos e quiçá centenas de bisnetos de Chaguinha). Quatro anos de idade. Imagine só, passar quase uma hora escutando "ave-maria, cheia de graça....".
E a madrinha, então, foi cumprir a missão tão orgulhosamente recebida: evangelizar a menininha dos cabelos rebeldes e tentar fazê-la crer que rezar o terço é muito legal. Logo ela, que desarma qualquer um. Logo ela, de uma impaciência e uma agitação que, como já disse, beira a hiperatividade.
A madrinha sentou do lado dela e começou a ensinar: "amore mio, toda vez que o pessoal disser 'ave-maria...' você passa pra próxima bolinha.
E assim foi indo, não sem que ela perguntasse de cinco em cinco minutos: "tá acabando, madrinha?" "madrinha, tá em qual bolinha?". Suficientemente alto para todos darem aquela risadinha abafada.
Quando terminaram (e ela percebeu, porque o salve-rainha quebrou toda a sequência que ela já estava quase decorando), o pai dela se levantou (ato pontuado por mais um "acabou, madrinha?) e sugeriu uma dinâmica. E a madrinha, imaginando uma dinâmica de fato dinâmica, disse toda animada: "amor, olha que legal, agora o papai vai fazer uma brincadeira!"
E o pai dela: "Fechem os olhos, por favor".
Como diria minha vó: ponte que partiu... ele não ia fazer uma dinâmica, e sim uma estática. Uma meditação, uma reflexão... Jesuuuiiisss.... Era agora que ela ia pirar.
Quando a madrinha olhou, ela estava de olhos fechados sorrindo com todo gosto, como quem espera um brinquedo novo de presente surpresa. "Pronto, madrinha, fechei!"
"Madrinha, já fechei!"
"Imagine um jardim, lindo... com flores de todas as cores..."
"Madrinha?" - num volume um pouquinho mais alto...
"Você está sentado embaixo de uma árvore, com uma sombra gostoooosa"...
"Madrinhaaa?"
"Você está caminhando por esse jardim..."
E a madrinha já quase dormindo, acordou com quase-gritos:
Ô MA-DRI-NHAAAA, CADÊ A BRINCADEIRA?"

Nenhum comentário: